Diretor educacional daniel
Daniel Souza Lima
Médico Cirurgião do Trauma do Departamento de Emergência do Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF)
Diretor Educacional da Tuttoria

Como tentar evitar uma síncope?

como evitar uma síncope
Uma das situações de suporte imediato à vida cotidiana é a ocorrência de casos relacionados com alterações neurológicas súbitas, como a síncope. É muito comum utilizar o termo desmaio como sinônimo de síncope, principalmente no meio popular, que utiliza o desmaio para definir também eventos como lipotimia, vertigem, inconsciência e até mesmo as tonturas. É bem provável que o leitor já tenha ouvido frases como: “ela está quase desmaiando” ou “ele está passando mal”.
O fato é que este “quase desmaiando” pode ser entendido como uma pré-síncope. Esta é definida pelo surgimento de sinais e sintomas reconhecíveis antes da perda de consciência, podendo durar por alguns segundos antes do início da síncope. Mas destaco que em especial na síncope vasovagal e ortostática.
– Tontura;
– Náusea;
– Sensação de calor ou frio;
– Dor abdominal;
– Distúrbios da visão (manchas pretas, visão embaçada);
– Palidez;
– Vômitos;
– Calafrios;
– Confusão;
– Diminuição do tônus postural;
O fato importante é que reconhecendo a pré-síncope há uma janela de oportunidade para o suporte imediato à vida, intervindo rapidamente para melhorar os sintomas ou até mesmo evitar a ocorrência da síncope. Mas como fazer isso? Através das manobras de contrapressão física. Vamos então apresentar estas técnicas simples e facilmente aplicáveis.
As manobras de contrapressão física incluem a contração de músculos da parte superior ou inferior do corpo com intuito de elevar a pressão arterial. Assim, agachar, esticar os braços, cruzar as pernas e cruzar as pernas com o estiramento muscular da parte inferior do corpo se mostraram úteis. Veja na figura abaixo.
manobras de contrapressão na pré-síncope
Realize o Suporte Imediato à Vida já na fase de pré-síncope reconhecendo os sinais e sintomas, orientando a pessoa para realização das manobras de contrapressão, posicione-a seguramente e monitore a ocorrência da perda de consciência autolimitada da síncope.
Referências
1. Lima DS. Emergência Médica: Suporte Imediato à Vida. 2018
2. van Dijk N, Quartieri F, Blanc JJ, et al. Effectiveness of Physical Counterpressure Maneuvers in Preventing Vasovagal Syncope. J Am Coll Cardiol. 2006 Oct 17;48(8):1652-7.
3. Benditt and Nguyen. Syncope Therapy. JACC Vol. 53, No. 19, 2009. :1741–51
4. ESC Guidelines for the diagnosis and management of syncope. European Heart Journal (2018) 39, 1883–1948
5. Atualizações direcionadas nas Diretrizes de 2019 da American Heart Association para Ressuscitação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência.
Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso da nossa Política de Privacidade
2